quinta-feira, 12 de março de 2009

O agente de transformação mais eficaz e rápido...


Outro dia eu me questionava sobre a minha atuação e demais pessoas em transformar pessoas com as nossas atitudes e projetos e foi ai que me surgiu um fato o quanto engraçado e por outro lado triste...

Imagine o seguinte fato:

Uma pessoa jovem que trabalha durante o dia e estuda a noite. Nesta faculdade onde ela estuda deixa 70% do seu salário para pagar os estudos. Hoje 70% dos universitários são os primeiros da família a possuir uma graduação. Isso é um avanço da sociedade?

Infelizmente não! O mercado cobra de todos os profissionais um preparo, caso contrário outro ocupa o seu lugar e os programas de bolsas e universidades publicas não atendem a demanda.

Voltando para a situação:
Este estudante vem pela rua após descer do ônibus cansado deste dia duro vê uma viatura policial...

Logo imagina, que bom estou sendo protegido pelo estado o qual pago minhas atribuições fiscais. Ele escuta a seguinte ordem vinda da viatura:
-Mão pra cabeça Vagabundo!!!!
Após esta ordem dada por um funcionário publico o qual somos seu patrão o estudante não pensa duas vezes e cumpre a ordem.
O policial faz uma série de questionamentos como, por exemplo:
De onde você é?
O que Faz por aqui?
Usa Droga?
Trabalha?
Onde?
Faz o que?
Têm passagem? (e não é de ônibus)

Após este interrogatório o policial pede o documento do estudante e vai averiguar, enquanto isso o seu parceiro faz a revista e vem que não há nada de errado com o estudante. O outro volta com o documento na mão e fala com toda sua autoridade:
-CIDADÃO! O senhor esta liberado, isso é apenas um procedimento de rotina...

O estudante continua o seu trajeto...

Agora pense comigo;

Como um VAGABUNDO (foi assim que o policial se referiu) em questões de minuto se transformou em um CIDADÃO???


Esta história é real e é acontece com inúmeras pessoas e às vezes não é tão simples assim o decorrer da abordagem.

A falta de respeito e conhecimento sobre cidadania hoje consome nossa sociedade de uma forma que vivemos presos a cabeça dos outros. Uma simples autoridade dada desde um porteiro a um promotor de justiça trás situações de abuso e falta de respeito à cidadania.

Nino Fonseca

2 comentários:

  1. Muito bom este questionamento.
    fico apenas esperando que outras pessoas também comentem pois com certeza alguem ja passou por isso, ou conhece alguem que ja foi atendido desta maneira por nossos valoros funcionários da segurança pública.
    valeu Nino vamos continuar tentando estimular o debate.

    ResponderExcluir
  2. É Nino, abuso de autoridade, quem deveria defender agride. É nisto que tenho pensado todo este tempo como voluntária pela Paz e Não-Violência. Meu maior sonho é ver tudo isto acabar de vez, não faço a menor idéia qual é o caminho para isto, mas deve existir. Vamos lá não é??? Esperança e ação deve ser a solução.
    Abs,

    Wilma

    ResponderExcluir